quarta-feira, 27 de abril de 2011

MINHA HUMILDE HOMENAGEM

Tio Tote, Atala e Luana

Meu sogro diria que se fosse a uma mulher, seria MULHERNAGEM.

Meu querido tio Tote (Antonio Torres), está concorrendo à cadeira 31 da Academia Brasileira de Letras.

Considero a indicação de seu nome como um grande e merecido reconhecimento por sua obra.  A sua história de vida, por si só, serve como incentivo a qualquer Ser Humano (com letras maiúsculas, dada a importância de cada indivíduo).
Tio, para mim a sua obra há muito tempo já é imortal! E denuncia o ser sensível e belo que você é.
Tenho um amigo, JT, que diz:
- Toda obra denuncia o seu autor.
Concordo inteiramente com ele. Afinal, através da criação se conhece o criador.
Sendo assim, segue uma brincadeira que fiz para você:

CABOCLO 70

Vi "Um cão uivando para a lua", bem próximo a um "Homem dos pés redondos". Por um instante pensei:
- Coisas d"Essa Terra"!
Decidi escrever uma "Carta ao Bispo" contando o acontecido. Em seguida, dei "Adeus, velho" e continuei a percorrer o meu caminho, saudosa, como numa "Balada da infância perdida".
Peguei "Um táxi para Viena dÁustria" percorrendo os misteriosos lugares n"O centro das nossas desatenções".
Voltando a realidade nua e crua, retorno a"O circo no Brasil", cujo principal artista é "Milu, o gato azul".
Refletindo "Sobre pessoas", "O cachorro e o lobo", concluo:
- "Meninos, eu conto". Conto sobre "O nobre sequestrador" que passou "Pelo fundo da agulha" e conheceu "Meu querido canibal", lá pras bandas do velho Junco.
Agora, posso asseverar a todos vocês: conheci um CHEVALIER DES ARTS ET DES LETTRES chamado Antonio Torres, CABOCLO 70, como dizia meu velho avô Irineu:

- Totinho de Irineu, Rio de Janeiro! Rio de Janeiro, oi, Rio de Janeiro ai!... Caboclo 70!

Adeus, velho Irineu! Que lá do céu canta aboios para os pastores e alegra as anjinhas belas com suas modinhas...

Até breve, tio Tote! Que brinca com as letras e palavras encantando a vida da gente sofrida da nossa Terra, o Junco (Sátiro Dias).
Para quem ainda não conhece, as frases escritas entre aspas são títulos de livros escritos por tio Tote. Para saber mais acessem http://www.antoniotorres.com.br/

Um comentário:

  1. Ana Lúcia,

    agradeço a sua visita e belo comentário no meu blog 'Profissão: Mãe!'. Adorei conhecer seu blog, e principalmente o texto acima, com a brincadeira com os títulos dos livros. Realmente, seu 'Tio Tote' é um autor de calibre, uma pessoa super generosa e com uma humildade contagiante.
    Parabéns à família toda!
    um beijo
    dany

    ResponderExcluir