sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Diário de bordo


MOMENTO DE PAUSA

      Uma viagem pode ter diversos significados. Para mim significa um momento de pausa dedicado a família.
      Como diz o amigo Nino, nas viagens as pessoas revelam-se! Portanto, nada melhor do que uma viagem em família para aparar as arestas.
      A cada ano, procuramos novas aventuras, com uma barraca, muitas malas, a máquina fotográfica, o carro devidamente revisado, um arsenal de CDs e DVDs, muitas frutas e sucos… e sonhos.
     Sempre priorizamos conhecer o que temos mais próximos de nós, o interior e o litoral baiano e nordestino, dando atenção especial aos lugares pouco frequentados. Em 2011, decidimos visitar, outra vez, um grande amigo carioca, que morando em Natal-RN, sempre nos recebe com carinho, Maurício Negreiros.
    Viagem significa também, transpor obstáculos… internos e externos! E eu tenho lançado-me na senda da transmutação, revelando-me um pouco melhor a cada instante. É a quarta vez que faço a mesma viagem a Natal, mas, cada uma delas foi diferente e peculiar.  Os lugares mudam, as pessoas mudam, as necessidades são outras, os pontos de vista, a percepção de si e do outro…
     Viagem possibilita também registrar na memória e em fotografias, aquilo que mesmo tentando, não dá para compartilhar, pois a experiência é única e muito particular.
      O caminho é importante, mas muito mais importante é o caminhar… e assim, seguimos: eu, meu esposo/condutor do veículo, as duas filhas e o genro.
      Logo na divisa Bahia/Sergipe, uma parada para registrar o marco que separa os dois estados na linha do mapa do Brasil. 

Fotos Ana Lúcia Cruz


      A filha mais nova, sempre atenta e curiosa, vai perguntando sobre tudo o que vê, ouve, sente ou imagina. E haja imaginação!
      Em muitos momentos a paisagem é famiiar, mas ainda causa espanto por tanta beleza!


Travessia de Terra Caída para Porto Cavalo em Sergipe



      A fronteira de Sergipe com Alagoas é muito especial, o Rio São Francisco separando Neópolis e Penedo. Suas águas me causam estranheza, temor e ao mesmo tempo admiração e respeito!
Rio São Francisco visto de Neópolis-SE


Balsa que faz a travessia Neópolis-SE/Penedo-AL




      Já no estado de Alagoas, o preferido da família por suas riquezas naturais e pela generosidade do seu povo, deleitamo-nos com o aroma da sua marezia e a estonteante cor única de suas águas, pela vastidão da sua vegetação costeira… tudo aqui nos encanta demasiadamente!   



Praia da Lagoa Azeda-AL - foto tirada de dentro do carro




Praia do Gunga-AL



      Em Macéio, percebemos um certo descaso com a limpeza pública e este fato nos entristece, pois, ela é uma das mais belas capitais brasileiras. Macéio é um paraíso: belas paisagens, gente simpática, culinária surpreendente, preços convidativos... tudo de bom!
      A contemplação da beleza, riqueza e significação da natureza externa conduz à reflexão de como está a minha natureza interna.


Macéio-AL


      Maragogi, a última praia do litoral norte de Alagoas, sempre nos convida a uma parada para abastecer as energias. Além da paisagem, da Pizza Nordestina (feita de tapioca) e da Pizza da Regina (tradicional), tem pousadinhas aconchegantes (Oásis e Chalés Dourado), o passeio às Galés... e muito mais...



Foto Luana Oliveira

No Chalés Dourado - Foto Luana Oliveira

Recepção do Chalés - Fotos Ana Lúcia Cruz

Nosso Chalé
      
      Seguindo em frente, doidos para chegar em Natal, passamos pelo estado de Pernambuco sem paradas. Aqui, a única coisa que não negligenciamos é a paisagem natural. A vegetação é diferente, o ar é mais seco (apesar da chuva constante), não sei explicar... é uma sensação estranha!



PE 060



      
      O estado da Paraíba também tem uma força de atração que ninguém resiste!
      Acredito que a Atração é uma Lei Natural que exerce o poder de atrair aquilo (pessoa,  sentimento, pensamento, lugares, etc.) cuja vibração é semelhante.



Litoral Norte de João Pessoa



BR 101 - Paraíba-Rio Grande do Norte


      "Amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito".
      Tenho 3 finalidades maiores em minha vida: trabalhar para Deus, autoconhecer e FAZER AMIGOS. Minha meta é difícil... fazer 1 amigo a cada ano de vida. Como tenho 42 anos...
      Infelizmente, ainda não tenho tudo isso, mas os amigos que tenho são AMIGOS.



Foto Deraldo Portella

Praia de Ponta Negra - Natal-RN


     Mais do que paisagens, registro o que os meus olhos veem, o  meu coração sente e a lente  da máquina fotográfica revela. Não sou fotógrafa, sou uma simples viajante, aventureira, que tem em seus momentos de folga o hábito de registrar e contar histórias através de imagens.




Centro de Lançamento da Barreira do Inferno - Natal-RN


Riquezas do nosso Nordeste: cajá, carambola, umbu, siriguela...

A caminho da Lagoa de Arituba

Curtindo a Lagoa de Arituba

O Mirante dos Golfinhos - pena que eles já tinham se recolhido!!!

Voltando a Ponta Negra


      Nessa viagem vivenciei experiências indescritíveis! Por mais que tente, só conseguirei mostrar fragmentos dessas experiências...



A caminho do Forte dos 3 Reis Magos

Travessia para a Lagoa de Pitangui






Foto tirada de dentro do carro

Foto de Deraldo Portella

Foto de Deraldo Portella
Fim de Tarde na Lagoa de Pitangui - Fotos Ana Lúcia Cruz




Retornando a Ponta Negra

Sem comentários!


      Sou grata pela oportunidade de poder vivenciar tantas experiências enriquecedoras que contribuem grandemente para o meu desenvolvimento humano.
      Obrigada, senhor, Pelo que vejo!
      Obrigada, meu Deus, pela família!
     Muito obrigada por viver e ter com quem compartilhar  alegrias e tristezas, dores e decepções, conquistas e realizações…

Nenhum comentário:

Postar um comentário