Comemorado no dia 23 de abril, o DIA MUNDIAL DO LIVRO nos lembra a importância da leitura e da escrita no processo de evolução do Ser Humano. Este dia serve também para incentivar o hábito da leitura, tão essencial na aquisição de novos conhecimentos.
O conhecimento é a única herança que podemos deixar de legado para os nossos filhos, que ninguém poderá roubar. Ninguém vive sem o conhecimento, e os livros são alguns dos recursos para a sua aquisição.
O DIA MUNDIAL DO LIVRO serve como pretexto para o meu saudosismo de leitora compulsiva, que desde a mais tenra idade delicia-se com o mundo encantado das palavras.
Lembro das primeiras letras, sílabas e palavras aprendidas nas antigas cartilhas, dos primeiros textos lidos repetidamente nos livros didáticos, das primeiras poesias de Cecília Meireles - OU ISTO OU AQUILO - do livro que meu tio Décio me trouxe aos 8 anos, e de O PEQUENO PRÍNCIPE, e outros tantos que vieram depois.
Meus tios plantaram em mim as sementes da literatura e da música... Tio Tote, Tom, Décio, Nen... sem falar em meus pais e as músicas de trabalho, as toadas, músicas caipiras e aboios... meu avô Irineu e as suas cantigas quando via uma mulher bonita:
- Mulher nova, bonita e carinhosa, faz um homem gemer sem sentir dor.
- Acorda Maria bonita, acorda vem fazer o café [...].
- Mulher nova, bonita e carinhosa, faz um homem gemer sem sentir dor.
- Acorda Maria bonita, acorda vem fazer o café [...].
Meu tio Tote e os seus livros que contam as histórias da nossa gente de um jeito tão bonito, que a ficção confunde-se com a realidade! Meu primo Luizinho (Luiz Eudes), e seus causos... Êta! Povo arretado!
Escritores do cotidiano, cantadores do dia a dia.
E assim, surge o meu gosto de ler e a vontade de brincar de escrever.
Ana, vc é uma outra de mim! Me sinto em casa com seus textos, é como tomar um cafezinho com bolo na varanda de tardinha...kkk
ResponderExcluirEssa é a força que nos atrai! Bjs amiga.
ResponderExcluir