quarta-feira, 29 de setembro de 2010

O prazer de ler

Antonio Torres

Recebi um e-mail de meu tio Tote (Antonio Torres), indicando o site Clínica Literária. Acessei, li alguns textos e me deliciei com o texto escrito por ele "Se nem Freud explica, acesse o google". Muito pertinente!

Lembrei de um texto do livro "Entre a Ciência e a Sapiência: o dilema da educação", de Rubem Alves, do qual retirei um fragmento para a nossa reflexão: 

"Ler pode ser uma fonte de alegria. 'Pode ser'. Nem sempre é. Livros são iguais a comida. Há os pratos refinados, como o cailles au sarcophage, especialidade de Babette, que começam por dar alegria à alma. E há as gororobas, que malcozidas, empelotadas, salgadas, engorduradas, que além de produzir vômito e diarréias no corpo produzem perturbações semelhantes na alma. Assim também os livros.

Ler é uma virtude gastronômica: requer uma educação da sensibilidade, uma arte de discriminar os gostos. O chef prova os pratos que prepara antes de servi-los. O leitor cuidadoso, de forma semelhante, "prova" um pequeno canapé do livro, antes de se entregar à leitura".

Concluo que os blogs e sites são semelhantes aos livros e a gastronomia!
O site Clínica Literária é prova cabal disto!

Visite, e leia também, o texto escrito por meu tio: www.clinicaliteraria.com.br
www.antoniotorres.com.br

2 comentários: